domingo, 17 de abril de 2011

Jesus, o libertador das mulheres.


JESUS, O LIBERTADOR DAS MULHERES.
Texto de Honorato Ribeiro.

Recorrendo a historicidade deparamos que o machismo sempre existiu e continuará a existir, pois, é o homem que ao construir a sociedade se fez rei, senhor chefe com todos os poderes. No começo da dita civilização, o homem era o rei e senhor da casa. A mulher não tinha voz, apenas da sala para a cozinha. Ele poderia ter mulheres, - bigamia – a mulher teria de ser virgem. Estou falando em tempos frescos até o século XX era a mulher sem liberdade até mesmo para votar. Somente na década de 1940, que a mulher votou, pela primeira vez, mas não poderia ser votada. Já, no final do século xx, veio a campanha da liberdade da mulher, entre aspas. Não ainda alcançou a sua verdadeira identidade de mulher livre de qualquer preconceito social. Os seus direitos, embora a Constituição avançasse muito, ainda há muito, para que a mulher seja igual ao homem em direito e poder.
Há muito tempo que assisto aos jornais nas TVs sobre mulher, na sua maioria, adolescente, que ao dar à luz seu filho, (a) deixa jogado ao lixo; outras, mesmo em se dando à luz, ao sair deixam-no à porta da maternidade ou hospitais. Alguém socorre a criança e põe a salvo. Quando encontra a mãe, a justiça pune de acordo a ação criminal.
Agora vamos adentrar na maior injustiça que cometem a essas pobres criaturas. Ninguém aparece contando, narrando por que elas, como mães, como nós acostumamos afirmar: Amor só de mãe, jogam seus filhos no lixo, à porta de um hospital, no monturo, etc. Ninguém fala das suas pobrezas, das suas faltas de emprego, falta de um lar, se são alfabetizadas, se foram orientadas, se receberam aulas sobre sexualidade, se são discriminadas como negras, analfabetas, pobres e vivendo na miséria. O Ministro da Saúde, entre aspas, distribui camisinha como se estivesse dando aulas de sexo ou de formação de ética e de moral. Apenas preocupado com Aids, entre aspas.
O jovem, entre aspas, homem, machão, o que a engravidou, não há crime para ele. Não aparece nas notícias da mídia. Sumiu. O “gato comeu”. Quão é grande o machismo e ninguém se preocupa de investigar quem é o verdadeiro explorador sexual dessa garota, dessa jovem, que por um mero dinheiro comprou o seu corpo saciando a sua sede sexual e, até afirmando amá-la. Pura sedução e assédio sexual. Ela, talvez como toda mulher desejasse ser amada, cai nas lábias do protegido da lei dos machistas. Pune a mãe que abandonou o filho jogando-o ou abandonando-o por não ter condições de criá-lo. O filho que não pediu para ser gerado é a verdadeira vítima de uma sociedade hipócrita e machista. Hoje tem o DNA, por que não pedir a mãe para saber quem é o verdadeiro pai para que ele assuma a paternidade? Não poderá, pois tem peixe grande na rede e poderá parti-la.
Bem, agora vamos explicar um pouquinho, não em teologia, mas na historicidade sobre o machismo: Quem primeiro pecou e desobedeceu a Deus? A mulher. Por que a palavra adultério não é mais considerada pecado? A Bíblia não tem mais valor? Não é por isso. É que transformaram a liberdade da mulher como mulher sexo. Hoje você pode juntar-se com uma hoje e amanhã com outra sem precisar se divorciar. O casamento virou brincadeira de corre coxia de noite e de dia ou de chicotinho queimado. E digo fortemente: Brincadeira de cabra cega. Todos ficaram cegos perante a moral, a ética e os ensinamentos de Jesus. Camisinha para se libertar da AIDs? Digo: para a libertinagem. Para virar mocinha de programa. Para ganhar muito dinheiro no BIG BROTHER da Rede Globo através do dinheiro dos tele idiotas que fanaticamente são fãs desse programa anti-cultural. Caem na rede da propaganda de serem famosos ou famosas e a virtude é lançada na geena.
Veja a lição de Jesus perante aos machistas da sua época. Era costume de eles apedrejarem as mulheres, quando pegassem essa em adultério. Se pegaram em adultério, por que não levou o homem?  Mas eles vendo Jesus, quiseram passar à prova: “É licito ou não apedrejar essa mulher, pois foi pega em adultério; e a Lei diz que deverá ser apedrejada”. A resposta de Jesus está a soar até hoje nos ouvidos dos machistas: “Quem não cometeu adultério, atire a primeira pedra”. “Todos, envergonhados, soltaram a pedra começando pelos mais velhos”. Por que o evangelho afirma: “Começando pelos mais velhos?” Está evidente que são eles os protagonistas chefes praticantes de adultério. Ninguém nunca ouviu dizer prostituto, mas prostituta. A que vende seu corpo é; o que compra não o é?! Está aí a resposta de o porquê que não chamam a responsabilidade de quem possuiu a mulher engravidando-a, pois, nos gabinetes, nos escritórios estão cheios dos que abusam e até ameaçam desempregá-la se não aceitar  sua cantada vergonhosa para com suas secretárias. Quando a mulher vai ser libertada?
Para terminar o meu comentário, que pus o título: JESUS, O LBERTADOR DAS MULHERES, é que, naquele tempo, século primeiro, a mulher não servia de testemunha até mesmo em caso de crime. Mas Jesus quando ressuscitou apareceu primeiro as mulheres. Ao morrer na cruz, estão presentes as mulheres. Seus amigos fugiram; todos O abandonaram ao suplício da cruz. Mas Jesus dá um conselho de valor ético, moral e de libertação: “Mulher, ninguém a condenou lhe apedrejando?” Não, Senhor, respondeu a mulher adúltera. Disse-lhe Jesus: “Nem eu a condenarei. Mas vá e não torne a pecar”. Esse conselho Jesus dá para todas as mulheres para a sua verdadeira libertação. Vocês, mulheres, são imagem e semelhança de Deus e não foi feita para que o homem machista lhe explore e tire o seu verdadeiro valor de ser aquela que dá a vida e que possa ser amada e respeitada com dignidade de ser mulher, esposa, mãe e educadora.
Um dia, numa palestra religiosa, havia três padres, e eu, como sempre questiono  fi-los essa pergunta: A Bíblia, embora seja a palavra de Deus, inspirada por Deus, mas escrita pelos homens, há um forte machismos nela, por exemplo: Ao fazer a genealogia de Jesus, Mateus começa o seu evangelho, no primeiro capítulo: “Abraão gerou Isac, Isac gerou Jacó, Jacó gerou... e segue a seqüência até chegar a Davi; Davi gerou José, esposo de Maria.” Depois vem: os anciões do povo, juízes, sacerdotes, doutores da Lei, etc. Eles concordaram comigo. E as igrejas cristãs estão cheios de pastores, padres, bispos, papa, seguindo a mesma hierarquia do machismo. Hoje, já no fim do século XX, criaram uma Lei para proteger a mulher ao ser espancada pelo companheiro, namorado, marido ou homem qualquer: “LEI MARIA DA PENHA,” que para mim é um verdadeiro preconceito à mulher. Para que a mulher tenha o direito de ser amparada por lei é preciso criar lei com o nome de uma mulher, Maria da Penha?! A Constituição já diz que todos têm o direito de ir e vir e de ser respeitado, protegido perante a Lei. E perante a Lei somos todos iguais em direito e poder? Para punir o infrator não é preciso criar lei, pois ela já existe e os Direitos Humanos já defendem a vida de qualquer ser humano e da vida no planeta. Para mim não é amparo à mulher, mas um preconceito à mulher, é o meu ponto de vista, que me perdoe quem fez esse projeto de lei e quem aprovou. Porque eu acho que direito é para ambos o sexo. Criaram alguma lei com o nome de um homem para punir quem o agredir? Quem o espancar? Então, não havendo, onde está a igualdade e a honra da mulher? A liberdade da mulher? Até quando ela é empregada em qualquer fábrica, empresa terá que ganhar menos do que o homem.
hagaribeiro.  16-04-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário