domingo, 24 de julho de 2011

Um pescador teólogo.

UM PESCADOR TEÓLOGO
Conto de Honorato Ribeiro.

Certa vez um pescador fez uma promessa ao Bom Jesus, se seu filho não morresse, pois estava desenganado pelo médico, ofertaria uma novilha, como agradecimento das graças recebida. O filho ficou bem de saúde e o pescador pagou a promessa feita.
O pescador soltou a novilha, que, por sinal, era linda, mansa e andava pelas ruas da cidade. Todos da cidade sabiam da promessa feita pelo pescador.
O bispo, como de costume, sentou-se à porta do palácio junto ao sacristão, quando viu passar a dita novilha. Então o bispo disse: Que linda novilha! De que é?
É do Bom Jesus, respondeu o sacristão.
-Do Bom Jesus, como?!
-É que um pescador fez uma promessa para seu filho, que estava preste a morrer, se ficasse bem, não morresse, que ele daria a novilha ao Bom Jesus. O filho sarou e ele deu a novilha para o Bom Jesus.
-Mas o representante do Bom Jesus sou eu. Como é que ele solta-a na rua e não me comunicou? Deveria me entregar. Vá à casa desse pescador e diga-lhe que venha aqui.
O sacristão foi, mas ele estava no rio pescando. Ele deixou o recado para a sua mulher. Assim que o marido chegou, a esposa lhe disse que o senhor bispo mandou o chamar. O que  ele quer com um pobre pescador, analfabeto, mulher? Nem vou almoçar... eu vou ver o que ele quer comigo!
Chegando lá, bateu palmas e o bispo veio lhe atender. Disse-lhe o pescador:
-O senhor bispo mandou me chamar?!
-Sim. Eu soube que um linda novilha, que anda aí pelas ruas solta, é do Bom Jesus.
-É sim senhor.
-Sendo do Bom Jesus, e eu sendo seu representante, você teria de me entregar a novilha e não soltá-la pelas ruas.
-Mas eu fiz a promessa com o Bom Jesus lá de casa, senhor bispo, não foi de sua igreja.
-Não, meu filho, o Bom Jesus é um só.
-Não é, não. O de lá de casa eu e minha mulher acendemos a vela pra ele todas as noites e rezamos.
-Não vou discutir com o senhor, mas você terá de me entregar a novilha por direito.
O pescador saiu triste para a sua casa. Chegando lá disse para sua mulher a conversa que teve com o bispo. Depois disse para sua esposa: Olha, mulher, eu vou matar a novilha, distribuir a carnes para os pobres e mandar o filé todo para o bispo. E assim procedeu.
Então a minha consciência disse-me: “Esse pescador é um grande teólogo”.

Hagaribeiro.  12-04-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário