quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Joao Nogueira da Cruz publicou no seu Mural.
"HOMENAGEM DE ANIVERSÁRIO AO GRANDE ESCRITOR HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS
Hoje é um dia de festa!Há exatos 77 anos, ao som da águas do Velho Chico, com o om do canto dos pássaros, com o sacudir das folhas das matas dos gerais, chegava ao mundo, talvez aquele que seria o maior vulto histórico da cidade de Carinhanha. Aquele que contaria a história desta cidade banhada pelo velho Chico. Aquele que ja amas precisou correr atrás das borboletas, porque soube cuidar bem do seu jardim e, a borboletas sempre estiveram batendo asas ao redor das suas flores. Estou falando do poliglota, não o poliglota de muitas línguas e idiomas, mas sim, daquele que escreve as mais variadas linguagens traduzidas em músicas, cordéis, contos, causos, comédias, poesias, pinturas, histórias,o bom filho, o bom cidadão, o bom marido, o bom pai, o bom tio, o bom avô, o grande amigo, o grande escritor, o grande professor, o grande artista, o grande músico, enfim, o maior nome da atualidade que conheci nos últimos tempos e que já é reverenciado por todo o Brasil, e por todo o mundo.
Estou falando do poeta que das mãos, em cada palma, tem um coração e uma canção. Sua memória é o vídeo - tape da história de Carinhanha e os seus dedos transformam as memórias em letras que formam palavras, que formam textos, que formam livros, que formam a literatura do sertão.
Hoje é um dia de festa! O dia que Deusa nos presenteou com aquele que hoje é o porta – voz do sertão baiano, do poeta que disse: Eu te amo Carinhanha/Dentro do meu coração/Tu és a minha primavera/ Florida numa canção/ Cantada numa harmonia/No meio desta nação. Só um homem de alma límpida como Honorato Ribeiro dos Santos, o único a pintar o retrato de sua cidade, refratando - a para todo o mundo, através do pano azul do céu.
Zé de Patrício, quão belo é o seu jardim florido! Que belas espécies de flores são cultivadas nele! Zé , você é o retrato de Carinhanha e , um dos retratos de Jesus. Que bom que você está fazendo a tua história, dentro da história da cidade que tem hoje três datas importantes: 1712, 17/08/1909 e 21/12/1934, data do seu nascimento, data do renascimento do sertão baiano e da literatura do São Francisco.
Zé, minha esposa Joelita, minha filha Suzana, o Aristórbio, o Deífico, o Luxfé, o Jota Kameral, o Jacaré do Corrente e o Joãozinho de dona Rosa, desejam a você um feliz aniversário e pedem a Deus para que sempre seja o seu farol alumiando o seu belo caminho, para que possa continuar a trilhá-lo com a mestria de sempre. Curta o seu dia com toda a alegria do mundo juntamente com a sua família e os seus amigos verdadeiros, pois eles são os principais personagens do seu longo cordel da sua vida.

CARINHANHA, PARABÉNS PELO SEU ILUSTRE FILHO! HONORATO FELIZ ANIVERSÁRIO!

João Nogueira da Cruza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário