quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MINHA CRUZ É MUITO PESADA.







MINHA CRUZ É MUITO PESADA.
Do livro Histórias contadas por dona Gertrudes,
Por Honorato Ribeiro dos Santos.                          



Seu Antônio vivia se lamentando sobre a sua vida. Ele achava que tinha nascido sem sorte, pois tudo que ele realizava não dava certo. Achava que todo mundo tinha uma cruz para carregar, mas a sua era a mais pesada de todas. Era sem sorte até de sair da miséria. Fazia tudo para sair da situação em que se encontrava e não conseguia. Sofria o mal do pessimismo e já não tinha ânimo para nada. Até que achava que Deus tinha se esquecido dele. Então saiu vagando à toa para achar uma solução. Caminhou até encontrou com um velho. Conversou com o velho e contou a ele a sorte que não tinha e que a cruz dele era mais pesada do que a dos outros. O velho não concordou com ele e afirmou que a dele, em ralação às outras, era a  mais leve. Começou a conversa e seu Antônio não concordava com o velho. Então o velho disse a ele:
-Acompanha-me e eu lhe levarei a um lugar que vou provar que sua cruz é bem leve e que têm outras mais pesadas do que a sua.
Quero que o senhor me leve e me mostre, pois, só acreditarei quando eu vir com meus próprios olhos.

Seguiram um longo caminho até que chegou num casarão. O velho abriu a porta e disse para seu Antônio: Aí estão as cruzes de todo mundo. Jogue a sua no meio delas e escolha a mais leve para você. Ele jogou e começou a escolher a cruz mais leve que a dele. Escolheu, escolheu, até que pegou  numa e disse para o velho:
-Eu sabia que a minha cruz era a mais pesada! Aqui está a mais leve e vou levá-la. Somente assim eu serei o homem mais feliz. Pegou e pô-la nos ombros e ia se retirando. O velho disse-lhe:
-Você reparou a cruz que vai levando? Dê uma olhadinha e repare que cruz é esta.
Ele olhou e respondeu para o velho:
-Não pode ser!.. É a minha cruz que eu andava lamentando que fosse a mais pesada!?
-Pois é, seu Antônio. Carregue a sua cruz e não reclame, pois há cruz mais pesada do que a sua.

Assim somos todos nós com as cruzes do dia-a-dia. É preciso saber carregá-la sem reclamar.

Um comentário:

  1. MAS UMA VEZ O SR.NOS PASSOU UMA DOSE DE SABEDORIA E VALORIZAÇÃO PELA VIDA.E VOU MAIS ALÉM MUITOS QUE ESTAVAM COM A MENTE VOLTADA PARA AS DIFICULDADES DA VIDA PASSARAM A DAR MAIS VALOR A SI E AO MESMO TEMPO AGRADECER A DEUS PELA NOSSA EXISTENCIA NA TERRA. (SEU ZÉ PARABÉNS E SAIBA QUE SOU FÃ DO SR.POR SER ESSE ARTISTA DA HUMILDADE E SABEDORIA DE VIDA.

    ResponderExcluir