domingo, 24 de outubro de 2010

DEPOIS DA MORTE DEVOLVEU OS BENS.






DEPOIS DA MORTE DEVOLVEU OS BENS.
(Do livro: História contadas por dona Gertrudes)
Por Honorato Ribeiro.



Houve em todo o Brasil uma fome arrasadora e muita gente morreu. Muita gente para não morrer de fome partiu a procura de trabalho. Muitos sertanejos saiam a cavalo, a maioria a pé, pois o transporte, naquela época, era muito difícil, na maioria viajava a pé. Viajavam para o Sul, Sudeste e norte em busca de vida melhor.
Havia um fazendeiro muito rico e de coração bondoso que mandava matar gado de sua fazenda para dar de comer os viajantes que passavam a pé famintos. Todos os dias passava muita gente e ele dava comida quem chegasse com fome. Era fartura. Muita fartura e ele não negava a ninguém.
Um dia, quando já havia dado muita comida a muitos que por ali passavam, depois de meio dia, chegou um homem cansado com sede e faminto e lhe pediu um prato de comida. Ele estava descansando na sua rede, não sei o que deu nele, zangado disse ao faminto:
Ah! Vai se danar com tanta gente a pedir comida! Não tem comida aqui pra ninguém mais não. Depois do desabafo deitou-se na rede e agarrou-se no sono. Quando foi mais tarde ele é acordado por um de seus empregados que lhe disse:
-Patrão, aquele homem que o senhor negou dar comida para ele, eis que nós o encontramos morto ali no curral.
-Não é possível! Meu Deus, o que eu fiz?! Vou dar-lhe um enterro digno.
Mandou fazer um caixão, comprou roupas, mandou fazer mortalha, capela e fez um enterro de gente rica. No outro dia enterram o homem. Todos os dias continuava a passar gente pedindo por comida e ele não a negava. Todos foram  dormir, mas, de manhã bem cedo, ele, o fazendeiro acordou e abriu a porta da varanda e encontrou toda roupa, a mortalha que ele tinha mandado fazer para o homem que morreu de fome. Ele ficou espantado e desenrolou as vestimentas e dentro estava um bilhete escrito:
“O que eu queria não me foi dado, devolvo-lhe o que não serve mais para mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário