sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Mundo Moderno.


O MUNDO MODERNO.
Texto de Honorato Ribeiro.

O homem da “Pedra Lascada” o das cavernas não soubera destruir o mundo, pois sua tecnologia era empírica. Mas, séculos foram surgindo, o tempo nunca parou e o homem se transformou num criador, mas não o é creador, mas semelhança dele. O homem primitivo, não civilizado amava a natureza e dela tirava o seu sustento. A nossa história, “a da humanidade” relata a caminhada do homem no avanço tecnológico, a cibernética e se transformou num grande depredador ecológico. Tem consciência disso, mas segue arriscando e se acostumando ao desequilíbrio ecológico e não ouve a voz de sua consciência, é deveras o ADÃO, que optou pela desobediência ao CRIADOR.
Hoje, no mundo moderno, a tecnologia se nos apresenta o celular que mostra a imagem dentro de sua casa, mesmo ao longe, vê como está a sua empresa, câmaras que registram tudo que acontece, registra-se tudo; navegando na internet, fotografa acidentes, etc...o celular é o aparelho que registra tudo, não há mais segredo e nem tampouco nada escondido. Tudo está às claras. Esse é o homem que saiu da caverna e hoje mora nas metrópoles cercado de guarda-costas, cachorro, alarme, câmara de segurança, perdeu a liberdade, a paz e a vida plena, pois mesmo com tanta tecnologia e segurança ainda é assaltado, seqüestrado e assassinado, pois se transformou no HOMEM LOBO, lobo do próprio homem. O consumismo, a política monetária, o capitalismo levaram o homem a maior loucura de não se entender e de não viver como ser humano; mas se transformou em domínio do homem pelo homem. Escravizou-se e marginalizou aos que são a sua semelhança.
O Mundo Moderno foi um grande avanço tecnológico, mas socialmente o homem não sabe viver, nem consigo mesmo e nem com os outros.. Não se educou no lar, nem nas escolas e nem na religião. Vive o homem dependente e fora da realidade como ser humano. O medo, o estresse, a solidão, a depressão, a paz, a tranqüilidade afastaram-se do seu EU e o equilíbrio psíquico, o emocional, nem mesmos os psicólogos e psicanalistas estão isentos desse sistema louco que o homem escolheu fora de Deus. Essa história política e social do ser humano é contada no livro dos Gênesis a sua expulsão de não ser feliz por não ouvir a voz do seu criador de viver sem ser egoísta e querer caminhar errante como fora Caim. Por falta de uma vida digna como ensinou o Mestre dos mestres. Ele, o grande Sábio dos sábios o crucificaram e continuam a pregá-lo na cruz. Porque os seus ensinamentos, e a sua pedagogia de vida não são mais ensinados nas escolas. Expulsaram-No. Então, a moral e o respeito humano desapareceram. O professor é ameaçado, desrespeitado e até assassinados por seus alunos, pois sem a sabedoria do Mestre dos mestres tudo vira caos.
O homem se transformou em acumulador de bens terrenos e não acumula mais o saber. Não tem mais consciência de dizer como o grande filósofo: “Sei que nada sei”. Ele, o homem, pensa que sabe de tudo com a sua tecnologia, mas se sente ameaçado, não somente pela natureza, mas pelo próprio sistema criado como dominador humano..
Por que há países do Primeiro Mundo e países do Terceiro Mundo? Por que essa divisão política, quando todos são seres humanos? Por que há muitos ricos, outros pobres, outros mendigos e miseráveis; muitos em mansões, outros em casas simples e muitos sem beira e nem eira? O homem da caverna lutava para manter a vida enfrentando feras, frio, e se abrigava em caverna. Depois inventou a casa, o povoado, vilas, cidades e capitais. Chegou aonde chegou, com grande sucesso tecnológico, mas não vivem em paz consigo mesmo. O homem hoje vive com medo do próprio homem e do sistema montado por ele mesmo. Sem entender a sua missão como ser humano criou instituições religiosas com diversas ideologias e teologias em procura de se encontrar com Deus e não O encontrou, porque se esqueceu dos ensinamentos do Mestre: “AMAI UNS AOS OUTROS COM EU VOS AMEI”. Se o homem vivesse nesse amor, não haveria divisão de classe política, social e religiosa. Esse amar uns aos outros desapareceu do Planeta Terra, por isso há guerra, assalto, seqüestro, domínio do homem pelo homem, acúmulo de riqueza supérflua e se esqueceu dos ensinamentos do Mestre dos mestres que se chama JESUS CRISTO. Muitos apregoam o seu nome, mas não vivem os seus ensinamentos. Os que viveram e vivem são perseguidos, maltratados e até mortos. A maioria que diz ser cristão não vive como cristão, mas se fanatizou, e mostra um Jesus milagreiro e ensinam uma doutrina meramente patológica, humana e supersticiosa; cheia de hipocrisia, são os representantes dos escribas e fariseus; é o continuísmo religioso da Velha Tradição farisaica.
No nosso Congresso, os representantes do povo, que deveria ser o modelo de honradez e de servidão aos cidadãos brasileiros, legislam pela causa própria. Lá não há diálogo, mas polêmica, escândalos, corrupção e fica tudo impune, pois as Leis lhes garantem. O povo escolhe novamente por falta de escolaridade e cultura. Sem essas o País não é viável e nem soberano. Se fizer uma estatística perguntando a cada um a sua religião, a resposta é: sou cristão, e na maioria católico. Infelizmente não são discípulos de Jesus e posso até confirmar sem medo de errar: Não é o gerado no ventre de Maria e nem aquele que ensinou aos seus discípulos e apóstolos a viverem em união amando-se uns aos outros. Pregando a paz, o amor e o perdão. Todos eles foram perseguidos e mortos por ensinarem e viverem como seu Mestre Jesus Cristo. Hoje há quem morre ainda em nome de Jesus, por falar a verdade e denunciar os abusos de quem assume o poder. Esse realmente é verdadeiros cristãos. São poucos, mas existem.
hagaribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário