terça-feira, 15 de maio de 2012

POR QUE CONDERAM jESUS À MORTE DE CRUZZ


POR QUE CONDENARAM JESUS À MORTE DE CRUZ?

Texto de Honorato Ribeiro dos Santos.


Depois que Jesus foi batizado, no Rio Jordão, Ele convidou homens íntegros para serem seus discípulos. Assim foi que Jesus os preparou na sua sabedoria intelectual para serem os protótipos anunciadores do Reino de Deus pelo mundo afora. Sendo Jesus o Filho de Deus, o homem Deus, não iria convidar pessoas de mau caráter e vulneráveis à fé sobre o Reino de Deus. Como por exemplo: Pedro negando-o, Tomé duvidando da sua ressurreição, Judas lhe traindo e vendendo por uma migalha de trinta moedas de prata. Nada disso aconteceu. Pedro foi um forte e autêntico discípulo de Jesus entregando-se à morte de cruz. Os escritos contidos nos evangelhos são literatura catequética e teológica, que não se pode entender ao pé da letra como fundamentalista. Nesses evangelhos narram os prodígios e milagres que Jesus, como taumaturgo, fizera durante a sua pregação e ensinamentos ao povo. Ele só fizera o bem para todos sem exceção. Povo de Israel e povo pagão receberam Dele muitos prodígios. Mas, como é que Jesus só fizera o bem, ensinou a todos viverem como irmãos, irmãs e foi condenado pelos religiosos? Por que os religiosos O condenaram? Foi porque Jesus fazia milagres? Ensinou a viver no amor uns para com os outros Ou porque Ele foi muito violento em suas palavras para com os religiosos? Criticou-os severamente pela má conduta e fanatismo religioso?
Pois é. Aí está a resposta exatamente para quem quer ser cristão. Veja o porquê, que Jesus foi condenado à morte mais bárbara, a de cruz:
“Todo aquele que irá contra seu irmão será condenado pelo juiz”. Então os religiosos da Lei Mosaica entenderam que estava falando contra eles, pois, os mesmos não aceitavam essa doutrina que Jesus estava ensinando. Jesus era mais que Moisés e eles não aceitavam que Ele fosse mais do que Moisés.
A Lei de Moisés diz: “Amarás o teu próximo e odiará o inimigo. Eu porém vos digo: “Amai os vossos inimigos, fazei bem quem vos maltrata”. Os cristãos fazem isso?
“Ninguém poderá servir a dois senhores: Ou Deus ou o dinheiro”. Eles amavam o dinheiro. Entraram em choque e seria uma controvérsia para eles, os religiosos; pois eles amavam a riqueza. E os cristãos não amam também a riqueza?
Os religiosos proibiam a Jesus curar ou fazer qualquer ato em dia de sábado. Jesus afirmou que o homem é mais importante do que o sábado e realizou muitos milagres no dia de sábado bem como colher espigas com seus apóstolos em dia de sábado. Os religiosos eram a favor do divórcio em caso de adultério. Jesus foi contra e disse: “O que Deus uniu o homem não separa”. E recorreu ao Gênesis, afirmando que Deus fez o homem e a mulher e se uniram em sacramento; não são dois, mas um só. Se um dos dois ficar viúvo estará isento da união conjugal e poderá se casar novamente.
Alguém pediu a Jesus: “Senhor, deixai-me ir primeiro enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Segue-me e deixai os mortos enterrarem os mortos”. Os religiosos logo perceberam que Jesus estava violando o quarto mandamento: “Honrar pai e mãe”. Mas para Jesus o mais importante era anunciar o Reino de Deus e não a Lei de Moisés, pois Ele era maior do que Moisés. Ele era o Senhor da vida e não dos mortos.
Mas Jesus foi mais violento, quando entrou no Templo e com um chicote na mão expulsou os cambistas, comerciantes e quebrou todas as bancas. Para os religiosos isso foi uma violação, Talvez Jesus não quebrasse nada e nem bateu de chicote, mas, entendo que fora um discurso fortíssimo contra os violadores e os chamou de ladrões. Mexeu com a moral dos religiosos. E por último, Jesus fez um discurso fortíssimo contra os escribas e fariseus, os religiosos doutores da Lei. Disse Jesus: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, víboras, sepulcros caiados”... Aí veio a revolta e reuniram para O condenar. E condenaram-No. Aí está porque Jesus foi condenado à morte de cruz. Se Jesus não tivesse denunciado e pregado a justiça, poderia ter morrido de outra maneira mais tranquila como muitos morreram por não terem coragem de denunciar as injustiças. Assim houve muitos que imitaram a Jesus e morreram. O primeiro dos apóstolos foi Tiago e depois os demais discípulos e milhares de cristãos. Quem quiser seguir e ser discípulo do Mestre que denuncie e pregue o amor e a justiça sem medo de morrer. Deixar o comodismo e combater as injustiças, nesse País do consumismo e capitalismo, pois os valores deixados por Jesus estão sendo pisoteados e colocado no lixo daqueles que se alvoroçam ser cristão só de oração, sem ação.
hagaribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário