sábado, 4 de janeiro de 2014

DIÁLOGO DUM CRISTÃO COM UM ATEU.

DIÁLOGO DUM CRISTÃO COM UM ATEU.


DIÁLOGO DUM CRISTÃO COM UM SÁBIO ATEU.
Por Honorato Ribeiro.

Recebi um jornalista que veio à minha casa para me entrevistar. Depois da entrevista, ficamos batendo um papo sobre vários assuntos culturais. Entre elas eu acabei, sem saber, da crença do jornalista, acabei citando um relato apocalíptico de Mateus que dizia assim: “O sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão dos céus as estrelas e as potências dos céus serão abaladas”. Depois eu lho perguntei: O senhor acredita que o mundo irá acabar?
-Claro que não. Isso é criação e dominação da Igreja Católica. Como ela poderá, cientificamente, provar?
-Eu lhe perguntei: Mas o senhor acredita, cientificamente, que o planeta terra está passado por muitas depredações e que os rios irão desaparecer; já desapareceram muitos e sem água não haverá vida. O que acha disso?
-Claro, mas isso poderá se reverter e a educação do homem está se evoluindo, para que isso não aconteça.
-É verdade, mas há muitas armas químicas perigosíssimas no Oriente Médio com puder de acabar tudo num minuto, não é mesmo?
-Sim, não resta a menor dúvida.
-E existem mais de duzentos meteoros enormes, que circulam em torno da Terra. Dizem os cientistas que um deles caiu sobre a terra e matou todos os dinossauros. É verdade?
-Sim, é possível que seja verdade, porque houve esses répteis enormes, colossais, e desapareceram. Os antropólogos estão encontrando muitas ossadas deles.
-Há, também, o crescimento da humanidade e com esse crescimento, acredito que a Terra não irá suportar o peso sobre ela e poderá se deslocar de seu eixo. Não é verdade?
-Sim, eu também credito nessa possibilidade.
-Os cientistas físicos afirmam que o sol, em cada onze anos, está aproximando da terra e por causa disso, ela está ficando mais quente. E a Antártida está derretendo o gelo por causa do aquecimento dos mares, fenômeno que está havendo e subindo a temperatura. O que tem a me dizer?
-Bem, quanto a isso, eu acredito, e precisa que a humanidade tenha mais cuidado para não devastar e depredar tanto a natureza. É preciso uma educação em massa.
-E agora, o que acha do relato que li do evangelho de Mateus?
-Não tinha pensado nisso. Agora eu vou ter mais cuidado e ser mais aberto no meu ponto de vista. Lembro-me que um dia eu entrevistei um cientista físico e ele me afirmou que existe um livro na Bíblia, o livro de Daniel, que relata que haverá uma catástrofe universal que não irá escapar ninguém. O planeta terra irá desaparecer.
-Pois é, quem estuda teologia afirma que haverá o dia da “escatologia” e da parusia. Não se sabe quando, mas haverá com toda certeza em que o Planeta Terra desaparecerá.
hagaribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário