quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

COMO CORRIGIR?



Ensinou errado e não pode corrigir.
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

A Igreja Católica, Apostólica Romana, instituição, fundada no século IV, criou-se diáconos, padres (presbíteros) Bispos, papa, paróquias e dioceses. Em cada diocese há um bispo com várias paróquias; em cada paróquia há um padre como pároco, responsável para administrar a paroquial numa cidade e a zona rural. Desde o século IV, que as celebrações da eucaristia e as demais liturgias eram celebradas em latim e o padre ou bispo e o acólito de costas para a assembleia que ficavam nas bancadas na nave da igreja sem entender nada de latim. Cada fiel tinha um missal ou manual de orações que ficava rezando durante a celebração da eucaristia.
Mas o que eu quero ressaltar aqui, é que a Igreja Católica Apostólica Romana, unida ao Estado, proibiu aos fieis não lerem a Bíblia; ensinou aos católicos as vidas dos santos e orações dos santos cujos santos seriam os intercessores. Os católicos, bem pouco, liam alguns trechos da Bíblia, mas muito tardio, logo depois da Reforma. Com essa atitude de editarem livros e mais livros de santos e de orações mais e mais orações, mais distantes ficaram os católicos afastados da leitura bíblica. Nas livrarias católicas havia bastantes livros de orações para orar pelos seus santos de devoção. Os católicos ficaram enclausurados e a igreja também, desde o século IV, até o século XX, somente assistindo as celebrações em latim. Quando foi aberto o Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1960 a 1965, pelo papa João XXIII, veio a abertura para os leigos serem missionários da palavra e catequistas. Embora tardio, os católicos conservaram a fé. Um verdadeiro milagre, pois, tanto os fieis quanto o clero estavam enclausurados entre quatro paredes. O que aconteceu? De 95% de católicos em todo Brasil, hoje, as estatísticas afirmam que só existem 67% de católicos, e somente 7% são os que praticam e vivem a fé cristã. 60% são tradicionais e outros tantos fazem de conto que são. Quem foi culpado disso tudo? A própria Igreja Católica que ensinou orações e vidas dos santos para os fieis católicos e longe da leitura bíblica. Como corrigir agora? Agora é tarde, pois não temos mais catolicismo, mas catolicismos: Padres de movimento carismáticos, que sustentam orações patológicas, aos santos e a Maria e mandam os católicos cuidarem do jardim e se esquecem do Jardineiro: Jesus Cristo. Ensinam a cantar, louvar, emocionar e intercederem pelos santos e Maria, com celebrações cheias de pantomima, teatro, longe da realidade bíblica à anos luz. Transforma a igreja em hospitais e Jesus Cristo substituindo os médicos: Missa do milagre!... Quem inventou essa pantomima e enganação? Criaram até as mãos ensanguentadas de Jesus que fazem milagres. Mas Jesus não ressuscitou? Ele não está ressuscitado ao lado do Pai? Como é que ele deixou as mãos ensanguentadas Dele para fazer milagres? Não é falsa essa invenção!? É mesmo que negar que Jesus não ressuscitou com seu corpo e comeu com os apóstolos pão e peixe e se ascendeu ao céu! Isso é idolatria, é pecado capital. Já pensou se o papa Francisco, lá no Vaticano, celebrasse a santa missa das mãos ensangüentadas de Jesus e dissesse ao povo: É um grande milagre!? São falsos profetas e muitos católicos aplaudem porque ensinaram errado há muitos séculos.
E assim vai crescendo a ignorância cristã, adulterando o verdadeiro cristianismo. Muitos por ignorar o que significa a celebração eucarística e a comunhão, deixaram de ser católicos e foram para outras religiões com o nome de igreja na fachada dela tem o nome criado daquela facção religiosa. Quem é culpado? Ninguém pode viver numa comunidade a ignorar o que aquela comunidade ensina e como é a sua doutrina. Digo doutrina bíblica, não doutrina de orações e louvores aos santos, que inventaram. Alguém quando ler essa crônica minha, vai ficar pasmo e perguntar: Oxete, Honorato Ribeiro dos Santos não é mais católico!? É, meus amigos, a verdade é dura! Sou católico, mas não sou otário que devo ficar calado perante doutrina meramente humana com o nome de Jesus Cristo. Talvez eu faça parte dos católicos 7% em ação.
Agora já tardio, a igreja está dando curso bíblico e teologia, mas poucos são os que aceitam a fazer esses cursos, pois já acostumaram com o que ensinaram há muitos séculos. Hoje temos, não somente catolicismos, mas cristianismos; e a vida vai levando para o fanatismo religioso e o fetichismo religioso. Não sou contra a interseção aos santos, principalmente a Maria a Mãe de Jesus. Melhor é saber que: Deus está sentado no seu trono e os santos e anjos louvado-O e exaltando-O o nome santo de Deus. E está sentado à direita do Pai, Jesus Cristo, aquele que há de julgar toda a humanidade no dia da sua parusia e a escatologia no juízo final. Tudo que nós pedimos a qualquer santo, quem recebe diretamente é Jesus e leva ao Pai. Depois transmite aos santos o pedido. Deus dá a quem merece e na hora que ele quiser dar.
A Bíblia diz claramente, que ninguém vai a Deus sem passar pelo próximo. E Jesus Cristo é o único Senhor e intercessor de todos perante o Pai. Os santos são os segundos intercessores, pois Deus ama os santos e seus anjos, mensageiros dos céus à terra. Melhor seria, ao invés de abrir seu livro de oração aos santos, abrisse a Bíblia e lesse os salmos. Lá é a verdadeira oração e Jesus e os apóstolos salmodiavam bastante. Paulo lia muito os salmos e citou muitos textos dos salmos nas suas epístolas. Outra coisa errônea que ensinaram os católicos: Salve rainha mãe da misericórdia... Maria nunca foi rainha e nem esposa de rei, pois José era carpinteiro. Rainha é esposa de um rei e moram em palácio de luxo e com seus ministros e seus mordomos. Maria foi sempre pobre doméstica e nunca teve palácio, coroa e tampouco ministros. Maria vivia entre os pobres e pertencia uma classe que abominava acúmulo de bens matérias e riqueza. Essa classe se chamava Anauin. Jesus, Maria, José e João Batista pertenciam a essa classe.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário