quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SOS São Francisco.


S.O.S SÃO FRANCISCO.

Texto de Honorato Ribeiro.

O rio São Francisco cada vez mais está ficando seco e cheio de “coroas” provocado pelos entulhos e enxurradas em tempo das chuvas. Sem a sustentação que as árvores davam nas margens direita e esquerda, estas foram cortadas e o barraco, de um lado e outro, vai ruindo e enchendo o rio de entulho ficando este, sem canal de passagem das lanchas e até mesmo canoas. Há trechos que poderá atravessar com água na canela. Estão fazendo a transposição, e calaram a voz de Dom Luiz com seu protesto de fome. Não fizeram dragagem nenhuma e nem plantaram árvores à suas margens para sustentação dos barrancos.
Aqui, na cidade de Carinhanha-Ba, estão fazendo transposição para levar água do rio São Francisco ao município na zona rural nos seguintes povoados: Estreito, Marrequeiro, Vila São José, Agrovila 15, Agrovila 16, Agrovila 23, Canabrava, Aguada do Meio, e Núcleo, Faz parte do PAC, (Programa de Aceleração do Crescimento), A CERB que acompanha e o pacto Projeto e Obras LTDA é a empresa responsável pela obra de transposição. Esta é a primeira etapa já em andamento em termo final.

Do lado direito do rio São Francisco vão fazer, também transposição para as seguintes cidades baianas: Julião, Município de Malhada, Palmas de Monte Alto e Guanambi. As tubulações já chegaram e estão armazenados em Julião. Guanambi sofre a falta de água há muitos anos, pois lá não há rio. Ela fica distante do rio São Francisco 120km. Não sei se o rio São Francisco com tantas transposições irá ser o mesmo rio perene, pois, aqui, havia duas lagoas paralelas ao rio: LAGOA DA TEREZA E LAGOA DA PASSAGINHA desapareceram. Não sei se já houve um estudo sobre a possibilidade de não prejudicar mais o VELHO CHICO pelo o estado em que se encontra. É preciso que tenha, entre os políticos, muita prudência. Porque se o rio desaparecer, com ele desaparecerão todos ribeirinhos; pois ele é vida que dá vida e sem água não há vida.
Vou transcrever uma paródia que fiz (Por que não Falar das Flores de Geraldo Vandré),  (Caminhando e cantando).do meu livro: VENHA CONHECER O VELHO CHICO.
PARÓDIA. De Honorato Ribeiro dos Santos.

Navegando e cantando
Com amor e união,
Somos todos unidos
Com grande emoção,
Nas cidades os grupos
Unidos estão,
Na defesa dum Rio
Que pertence à Nação.

    CORO.

Vem, ó gente forte,
Defender o Velho Chico,
Não deixe se acabar
Na nação um Rio tão rico. Bis.


Pelas margens navego
E vejo plantação;
Pouca chuva e a seca
Mata sem compaixão,
Ida derribam as matas
Pra fazer carvão
E as coroas invadem
Secando o Chicão.

Há tristeza nos olhos
De jovens irmãos
Quase todos sofrendo
Sem armas na mão  (Sem tecnologia).
Nas cidades esse Rio
Não tem proteção,
Pois seu povo polui
Sem nenhuma razão.

Somos todos iguais
Com grande decisão,
Nas escolas e nas ruas
Damos grandes instruções,
Na defesa do Rio
Da maior integração,
Caminhando e lutando
Contra a poluição.

O desejo na mente
E a cultura na mão,
Somos jovens valentes
Com muita união,
Aprendendo e ensinando
Amar essa Nação
E esse Rio que é tão bravo
Que nos dá vida e pão.

Do livro de poesias, VENHA CONHECER O VELHO CHICO
de Honorato Ribeiro dos Santos. (Ed. Esgotada)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário