domingo, 28 de agosto de 2016

NEUROSE SOCIAL.



A SOCIEDADE ESTÁ DOENTE.
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

O que diremos da postura de certas pessoas cultas, quando perdem o equilíbrio e a razão e ferem outras pessoas; por causa de não aceitarem as suas priori? O mundo está vendo e ouvindo o que se passou, aqui. Os jornais do mundo inteiro anunciaram os escândalos e a falta de postura, de ética e honradez daquelas pessoas e que representam o nosso país. E a família, os jovens? Como educar, para que a nossa sociedade seja de cidadão e cidadã civilizados? Como sair dessa neurose social? Como mudar, se não houver uma formação, uma educação e respeito ao próximo? Alguém disse essa frase sábia: “Eduque a criança e teremos uma sociedade de cidadãos”. Mas o que dizer sobre a nossa educação e formação intelectual e religiosa que a escola não dá aos jovens formados de canudo de papel? A neurose é a maior doença que vem se espalhando; é como uma peste negra que não há médico ou cientista que possa curá-la.
Dia desse veio uma pessoa formada em faculdade, cuja pessoa é ministra da eucaristia e começou a falar: (na sua visão de cegueira) “que o seu partido é o melhor e o povo está satisfeito e feliz; a maioria saiu da miséria e do analfabetismo.” É de lamentar, ouvir dessa pessoa alienada, enxergar a sua sigla partidária a solução de um País! Enquanto isso, há terremoto a destruir cidades e matar tanta gente; países europeus sendo atacados por terroristas! Aqui, crianças a morrer de fome e idosos também... E essa pessoa vem sustentar sua paixão e se esquecer tantas pessoas que sofrem, morrem inocentes! E fica cega (errante) a afirmar que o nosso País está bem e o povo satisfeito! O silêncio é a maior filosofia do que repelir certa visão de quem não aprendeu saber o que é certo ou errado.
A sociedade está completamente doente. E doença gravíssima. Só há um remédio: Educação e cultura dos sábios da Antiga Grécia, dos cretinos e dos peripatéticos que amavam a cultura e o saber. Quando um a sociedade não está recebendo uma educação de qualidade e um a boa formação social e religiosa, o país sofre dessa má doença da neurose social. Veja o que está acontecendo no Congresso Nacional! Bem disse o nosso “Águia de Haia”: “De tanto ver triunfar as nulidades”... É o que estamos vendo; é isso mesmo que está crescendo em nossa sociedade! E não é nenhum profeta o nosso Ruy. “De tanto ver prosperar a desonra”... E a sociedade cada vez mais fica doente e a neurose é fatal e a vergonha é posta no lixo. “De tanto ver crescer a injustiça”... Será que os políticos sabem o que significa justiça? Não vamos pluralizar, é óbvio, que vemos políticos no Congresso Nacional que têm a firmeza e a honradez e postura de viver com a ética e a moral. E sabemos quem são; são poucos, mas há políticos sérios vejo bem quem os são. Os desequilibrados e atacados de neurose e que não deveriam ficar ali, e tampouco com foro privilegiado. O que o mundo ouviu e viu é de se espantar! Se isso acontecesse em qualquer país europeu, seria cassado imediatamente. Agora, terão que fazer a reforma política imediatamente.
“De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem – a sociedade – chega a desanimar da virtude”... A virtude é a magna carta do cristão. Quem perde o senso de postura, perde a virtude e deixa de ser cristão; passa a viver a inversão de valores. “Rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (Ruy Barbosa). Eis a resposta para muitos hoje, que rir-se da honra, vemos isso todos os dias pelas tvs e jornais nesse país. E têm vergonha de serem honestos. A honestidade para muitos, hoje, é “a besta” fera do Apocalipse. Mas como fica sua família, seus filhos com essa falta de vergonha?! Pobres dos filhos jovens vendo o pai sendo condenado, porque riu-se da honra e teve vergonha de ser honesto. Quem irá curar da neurose de nossa sociedade alternativa, com o disse o Sexas? Por isso ela, a sociedade está mesmo doente de cama ou coma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário