sexta-feira, 9 de outubro de 2020

 

A BIBLIOTECA AMBULANTE.

 POR HONORATO RIBEIRO..

Aqui existe um locutor da Rádio Pontal FM, que me chama de Biblioteca ambulante. O nome dele é Jota Pinheiro. E eu lhe perguntei: Por que você me chama de Biblioteca Ambulante, Jota? Ele me respondeu: Porque tudo que a gente lhe pergunta você responde e nunca disse para ninguém: Não sei. Eu mesmo já lhe entrevistei e tudo que lhe perguntei, você respondeu. A outra pessoa que sempre me disse: Existem aqui em Carinhanha, três pessoas mais competentes. A primeira é o padre Wanderley, a segunda é Juracy Pinto e a terceira é você, Zé. Mas as duas pessoas faleceram e só ficou você. E eu perguntei ao Newiltom  Lisboa Oliveira, por que você diz que sou competente? Ele me respondeu: Zé, o que é que a gente lhe pergunta para você não responder? Se for religião, você sabe mais do que qualquer padre. Se for Português você conhece as regras gramaticais mais do que qualquer professor. E se for música, aí é com você que é maestro e toca vários instrumentos. Eu mesmo aprendi a tocar sax foi você que me ensinou. Naquele momento estavam discutindo sobre o batismo. A secretária da igreja disse para ele, esta pessoa, que foi batizar sendo padrinho de uma criança e a secretária disse para ele que não poderia ser padrinho. E eu lhe respondi: E não pode mesmo.  E ele respondeu—me: E por que eu sou padrinho de muitas  crianças  e eu já batizei, aqui mesmo nesta igreja, agora não posso? E eu lhe respondi: Porque as outras secretárias não lhe conheciam, que você é casado e não vive com sua esposa e vive com outra que não casou nem no civil e nem no religioso. Estas pessoas não podem participar da comunhão e nem batizar ninguém. Naquele momento ia passando o padre Evilásio e eu o chamei e fi-lo a pergunta para ele. E ele respondeu as mesmas coisas que eu tinha falado para a pessoa que ele não poderia ser padrinho. E ele para justificar respondeu: E por que eu batizei mais de cem crianças e somente agora que não posso? E o padre respondeu—lhe: Elas não sabiam que você vive com outra mulher que não é a sua e você não disse para elas, disse? Ele respondeu: Não. Pois é. Se você dissesse a elas que vivia com outra e não com sua esposa, elas não aceitariam você sendo padrinho. É preceito da igreja católica. Se não viver os sete sacramentos, apenas aboliu um, aboliu todos. E Newiltom disse: Olha aí o que eu disse que Zé conhece tudo e responde tudo que outros aqui não são conhecedores como Zé. Chegaram num carro vindo de Salvador 4 jovens estudantes de filosofia. E me disseram: Senhor Honorato, nós vimos de Salvador tirar umas dúvidas de filosofia com o senhor. Disseram-nos que o senhor sabe responde tudo que lhe perguntar. E eu lhes respondi: Mas e não sou professor de filosofia, sou um autodidata, nem diploma eu tenho de nada. Mas elas responderam-me: Não tem importância que o senhor tenha ou não tenha diploma de curso nenhum, o que vale é que o senhor irá nos tirar as  dúvidas de filosofia que o nosso professor não soube nos responder. Então elas com um gravador fizeram-me as perguntas e eu respondi todas e achei tão fácil! Assim que acabei de lhes responder, elas começaram a rir sem parar. E eu fiquei vexado, achando que elas estavam rindo de mim. E elas responderam-me:  Não é do senhor, seu Honorato, estamos rindo é de nosso professor lá de Salvador e nós não perdemos a viagem. Vamos mostrar a ele tudo que  o senhor nos respondeu tirando as nossas dúvidas o que ele, o nosso professor, não  soube tirar as nossas dúvidas e o senhor tirou. Muito obrigada. E foram embora satisfeitas e alegres. Lembrei—me de Newiltom e de jota Pinheiro. Que sempre me disseram que sei de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário