terça-feira, 19 de abril de 2016

DEIXE DE CRITICAR ALGUÉM.



TIRE A TRAVE DE SEU OLHO.
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

Ninguém nasce já escolhendo as suas características biológicas, nem de qual família, raça ou étnico para vir ao mundo. Ninguém nasce predestinado ou de má índole, mas, desde o ventre já recebe o pré-conceito; ao nascer a criança será educada pelos que lhe colocaram no mundo. Se se nasce de qualquer raça, a criança deva ser recebida na sociedade sem exclusão social e deva ser aceita em inclusão escolar. Não é privilégio dela, mas de direito como pessoa humana e deva ser respeitada como tal. Se ela é feia ou tem a orelha grande, o nariz afilado ou achatado, ou tenha o cabelo carapinha; quem a fez, é o Dono da vida e deva aceitá-la como qualquer ser humano.
Há pessoa que debocha e rir, quando olha para uma pessoa, na visão crítica dela: é horrível e aponta o defeito: Olho grande, orelha, nariz... Essa pessoa quer que a outra seja como ela desejaria que fosse. Mas não é como ela quer, mas como a outra é e deva ser respeitada e amada. Quando alguém usa esse tipo de crítica péssima, é que ela não é educada ou recebeu pré-conceito mau. A sua educação social, política e religiosa não a recebeu de seus educadores um bom e ótimo pré-conceito, e por essa razão tem preconceito contra a outra pessoa humana.
Vou mais longe com o meu raciocínio: é anti-ético e amoral, pois fere diretamente o criador aquele que debocha do outro semelhante. Quem ama a Deus terá que amar o próximo. Ninguém irá a Deus se não conviver bem com ser humano; amando-o mutuamente. Essa é a lei natural e sobrenatural de quem quer que seja. A trave de seu olho são esses grandes defeitos que a pessoa tem de achar que o outra é narigudo ou outra coisa qualquer. Rir-se de quem o fez ela assim. As estrelas não são iguais em seu brilho e nem em seu tamanho, mas não deixam de ser estrelas que o criador as fez e disse achar bom. Essa hipérbole da trave simboliza o enorme erro e defeito que a pessoa conduz no seu ego e quer usar preconceito a outrem. Há muita gente que usa diariamente essa trave e não a tire dos olhos, sempre ferindo alguém que não é culpada de nascer como nasceu; quer seja feia ou bonita; quer seja loira ou negra. Todos são criaturas de Deus. Debochar, rir, criticar do outro é não saber que o outro é um ser semelhante a ela, é deixar de saber que ninguém é diferente no soma; somos todos caveiras iguais. Não há diferença nenhuma. Obviamente que cada um nasce com o dom que, gratuitamente, Deus lhe deu. Quando falamos em fé religiosa, também é dom de Deus. Ninguém a tem porque quis tê-la. Não é privilégio de ninguém. E a fé deva ser comunitária, pois ninguém pode ter fé individual. E ela deva ser natural e sobrenatural, senão deixará de ser fé. Eu tive que colocar um pouco de religião, pois o debochado é um cego que precisa encher-se da luz, pois a sua vida é treva. Somos feitos somaticamente e psicologicamente da mesma matéria. Não poderá ser separadas: a alma espiritual e o soma, corpo biológico. Ninguém nasceu ou feio ou bonito por que escolheu nascer assim. A única coisa que a pessoa tem, desde o nascer, é o direito de viver como qualquer ser humano, pois ninguém nasceu para ser mau. Como disse o filósofo: “Ninguém nasceu pronto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário