terça-feira, 14 de março de 2017

MINHA ODE AOS POETAS.



AOS AMIGOS POETAS.
Honorato Ribeiro dos Santos.

Venha, doutor Carlos Barral,
Venha, Bráulio com o violão,
Venha, Cevisa, Paulo Gabiru,
Venha, poetas do meu sertão!

Venha, Vavá e Pedro Sampaio,
Venha, Chico Leite e a linda Sibele,
A poetisa e cantora cantar suavemente,
Cantar versos, recite, Dr Daniel!

Poetas e compositores, venham!
Compõem versos madrigais,
Recitem versos de Castro Alves,
Venham, Tom Jobim, imortais!

Venha, Carol Ivo, cantar seu canto,
Canto de amor com seu violão,
Chame também o Casadinho,
Zé de Patrício, Wagner primo irmão!

Chame também Manu da Bahia,
Poeta da terra de seresteiros
Chame Manoel Bandeira imortal,
Carlos Drummond poetas verdadeiros!

Hoje é o nosso dia de versejar,
Compondo romance de amor!
O imortal Jupepi, grande poeta,
Venha, escrever versos e compor!

Eu sou da Bahia de São Salvador!
Das morenas, loiras e mulatas,
Das negras do vatapá, abará e acarajé;
Venham, com seu rebolado que maltrata!

Ó deusa euterpe da música e da poesia!
Inspire os nossos poetas a fazer canção!
Cantem cantores, cantem uma sonata!
De Beethoven e terem-nos da solidão!

Chamem Carlão da gaita e Claudemiro,
O Dinda, Valnir, Toinho, o  Flamarion,
Chame Dr Sérgio Joaquim de Araújo,
Vamos lembrar do Gonzaga e o acordeom!

Venham, poetas, com suas poesias de cordéis!
Venham, poetas nordestinos, versejar!
Venham, juntem-nos, somos menestréis!
Venham, escrevam canções para ninar!

Venha, Helena de Paula, escritora e poetisa.
Venha, me aplaude meu poema em frenesi!
Venha, poeta João Nogueira, ouvir-me!
Quero cantar qual tal canta o bem-te-vi

 Venha, Dr Wallysson Viana, cante, toque:
"Berilo, venha cá me dê um abraço" Venha!
Chame Geraldo Ribeiro do sete cordas
Sua voz suave, linda, ó Nossa Senhora da Penha!

Nos abençoe, nos proteja, nós os poetas!
dessa cidade sanfranciscana de cantores:
Norma, Eli, Terezinha, Rozinha Zé Hélder e Dadi
Cada um levando vós, mãezinha, nos andores!

Venha, poeta e escritor, meu nobre amigo!
Lá do pantanal, Hemélio Silva, faça poesia,
E poema como sempre sabe fazer muito bem!
Pegue a caneta, dê-me seu autógrafo, me envia.

Artur Viana, venha tirar a foto dos poetas!
Pegue sua máquina fotográfica, venha de avião!
Você é um grande artista dessa terra maravilhosa!
Venha, Artur Viana, venha, tire uma foto, meu irmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário