segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

AS ADVERSIDADES.



QUANTAS PEDRAS HÁ EM SEU CAMINHO?
Crônica de Honorato Ribeiro do Santos.

Quando eu lecionava sempre fazia poesias e punha os alunos para recitá-las nas sessões do grêmio. Todavia, eu sempre dava a eles poesias de famosos poetas, e uma delas, lembro-me bem, e rio sozinho, de os alunos rirem à beça, quando um colega subiu ao palco e começou a recitar a poesia de Carlos Drummond, assim: “No meio do caminho tinha uma pedra”... Tinha uma pedra no meio do caminho... Os colegas riram imaginando que ele havia esquecido da poesia e ficava repetindo... “Ele continuou: Tinha uma pedra”... Continuaram a rir... Ele continuou a recitar calmamente: “No meio do caminho tinha uma pedra”. Continuaram rindo, rindo sem parar e eu, então, interferir e pedi para que eles parassem de rir e deixassem o colega terminar a recitar a poesia. Eles me atenderam e o colega continuou: “Nunca me esquecerei desse acontecimento,
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra.
Tinha uma pedra no meio do caminho;
No meio do caminho tinha uma pedra”.
Assim que ele terminou foi aplaudido pelos que estavam rindo dele. Então, eu subi ao palco e fui explicar a poesia que fora recitada pelo colega. Novo aplauso, agora, quando eu terminei de explicar pormenorizadamente e entenderam o que significava a pedra que tinha no meio do caminho tinha uma pedra.
Quem de nós não tem uma pedra entravando a nossa caminhada! Nenhum de nós tem caminho sem pedra e quantas delas existem! As adversidades são muitas de pobre, rico sábio e apedeuta têm sempre uma pedra no caminho para tropeçar; arriba o pé, “sacode a poeira e dá volta por cima” e segue seu caminho... Que caminho longo, difícil! Subida íngreme, sua suor de sangue... “Pai, afasta de mim este cálice”... O rogo não foi ouvido! Parece que tudo se afastou e, até mesmo o Pai não Lhe ouviu, mas Ele conseguiu tirar as pedras do caminho, mesmos suando, sagrando, mas conseguiu! O Pai lhe ouve, cala-se, fica calmo, pois é paciente... Pois sabia que o Filho iria destruir a pedra e passar, e abrir para outros, novo caminho... Mas tem outras e tantas pedras no cominho meu, seu, nosso; de justos e injustos. Ele soube retirar sozinho todas as pedras que tinham no seu caminho. E nos ensinou retirá-las do nosso caminho. São muitas as pedras e muitas adversidades em nossa vida cotidiana! Não existe hoje, nem ontem, e nem no porvir caminho que não tenha pedra no caminho. Não existe caminho sem pedra, e muitas delas são rochas imensas! Não há máquina moderna e sofisticada para quebrá-las e retirá-las do nosso caminho. Somente um Homem mais sábio do universo pode destruí-la e venceu gloriosamente; ensinou-nos a trilhar no Seu caminho com pedra e espinhos, mas nós, até o momento, não encontramos Seu caminho estreito que não haja pedra. Tem muita mais pedra do que o caminho de outrem que não quis caminhar nesse caminho de pedras e espinhos. No meio do caminho meu, seu, nosso tem uma pedra; e no meio do caminho de Carlos Drummond tinha uma pedra e ele deixou essa temática, essa incógnita para que cada um de nós veja no meio do caminho tem sempre uma pedra. Que saibamos “sacudir a poeira e dar volta por cima”, a poeira de nossa incoerência, de nossa imprudência e de sermos cegos perante tantas injustiças. Tanto peca o corrupto como o que tapa os olhos perante a corrupção praticada por aqueles que a praticou. Esta é uma enorme pedra da Babilônia subversiva que atua até hoje nos bastidores dos poderes. Os que calam perante essa enorme pedra abstrata, mas real, no nosso caminho, é tão corrupto quanto os corruptos. Que saibamos caminhar nesse caminho que sempre tem uma pedra de Carlos Drummond para trilhar.


No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário