sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ESAÚ E JACÓ



OS DOIS IRMÃOS GÊMEOS.
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

Abrão e Sarai já com idade avançada não tinham condições de deixar prole, além da idade avançada dos dois, a esposa era estéril. Ela preocupou-se de não poder deixar prole para sua árvore genealógica, resolveu entrar em acordo com o marido para que ele deitasse com a sua escrava egípcia, a fim de deixar prole. A escrava se chamava Agar. Abrão deitou-se com Agar e ela deu à luz um filho que pôs o nome de Ismael. Deus lhe apareceu e mandou que ele se circuncidasse e a seu filho Ismael e todos os masculinos de sua casa. Ele assim procedeu. Logo, um anjo apareceu a Abrão e disse-lhe que ele, na sua velhice iria gerar um filho. Sarai escutou a conversa e riu, pois ela era estéril e de idade avançada. Abrão acreditou e Sarai ficou grávida com noventa anos de idade e Abrão cem anos de idade. Ele pôs o nome do seu filho de Isaac. E assim o fez e Deus disse-lhe que dele sairiam uma grande nação. Com essa aliança feita, Deus mudou seu nome para Abraão e sua esposa por Sara. Abraão morreu com 175 anos de idade. Isaac casou-se com Rebeca e gerou dois filhos gêmeos: Esaú nasceu primeiro e foi o primogênito por descendência, atrás dele nasceu Jacó. Esaú tornou-se caçador e Jacó ficava com a mãe e aprendeu cozinhar bem. Esaú chegou da caçada muito cansado, e com muita fome; e viu Jacó com um prato de lentilha e pão e disse-lhe: Dê-me desta sua comida, pois eu estou com muita fome. Jacó respondeu: Dar-lhe-ei se me vender a sua primogenitura. Respondeu Esaú: E eu estou ligando para a minha primogenitura! Passe esse prato e fica com ela. E assim ele vendeu ao irmão Jacó a sua primogenitura. A mãe ouviu e se calou em segredo, pois ela amava mais a Jacó de que a Esaú. Quando Isaac caiu doente, velho e cego, mandou Esaú ir à caçar e trazer para ele um prato do animal caçado. A mãe escutou, chamou Jacó e enrolou-o em uma pele de ovelha, pois Esaú tinha a pele cabeluda. Quando Jacó chegou com o prato ele disse-lhe: a comida está gostosa, mas a voz me parece que não é a de Esaú. Chegue mais perto para eu tocar a minha mão em sua pele. Jacó aproximou do pai cego e ele passou a mão e notou que era o pelo de Esaú. Ele disse: O pelo é de meu filho Esaú, mas a voz, não. Mas vou lhe abençoar como primogênito. E abençoou Jacó no lugar do irmão. Quando o irmão chegou com o prato da caça que tinha abatido e disse para o pai: Pai, olha aqui a caça que abati e já fiz o prato para o senhor comer e me abençoar como o seu filho primogênito. Mas já lhe abençoei, meu filho! E já comi a comida que você preparou para mim! Respondeu Esaú: Não meu pai, eu sou Esaú seu filho! Respondeu Isaac: Então, Jacó me enganou e eu o abençoei como primogênito, meu filho. E assim criou o ódio no coração de Esaú e começou a perseguição. A mãe chamou Jacó e mandou que ele fugir para casa do irmão dela, por nome de Labão. Jacó fugiu e foi se esconder na casa do seu tio Labão na Mesopotâmia. Nessa fugida, Jacó já cansado, deitou-se e teve um sonho com uma grande escada que apoiava na terra e a outra parte no céu. Ele viu os anjos descendo e subindo pela escada. Ele ouviu a voz de Deus que dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão e Isaac seu pai e lhe darei toda a descendência.” Jacó trabalhou para seu tio Lobão e casou-se com Lia, a mais velha e depois com Raquel a que ele amava. Jacó teve vários filhos com as duas irmãs, Lia e Raquel e as escravas delas. Mas Lobão queria escravizar o sobrinho e ele foge. Lobão perseguiu Jacó. Mas tarde Lobão se encontra com Jacó e fez aliança com ele e veio a paz. Ele saiu com suas duas mulheres e a duas criadas e onze filhos. Depois ele ficou só e alguém lutava contra ele. E o estranho lhe disse: Me solta, pois a aurora já vem. Respondeu Jacó: Só soltarei depois que você me abençoar. O estranho lhe perguntou: Como é o seu nome: Ele respondeu: Jacó. O estranho disse-lhe: Não chamará mais Jacó e sim Israel, pois lutastes com Deus e os homens e venceu. O estranho abençoou a Jacó e desapareceu. De Jacó nasceram as doze tribos de Israel, que formou o povo de Deus. Só restaram duas tribos a do norte e a do sul: Benjamim, que são os samaritanos e a tribo de Judá que são os Judeus a que Jesus pertenceu. Hoje, a capital dos Judeus se Chama Israel, que é o nome de Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário