segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O SERVIDOR.




EU VIM PARA SERVIR E NÃO SER SERVIDO.
Cônica de Honorato Ribeiro.

Servir é uma palavra mais usada e mais simples para falar, entretanto, são poucas as pessoas que sabem servir. Existem, todavia, dentro da igreja e fora dela muitas pessoas que são servidoras. É difícil para muitos, principalmente para os políticos de poderes executivos e legislativos. Não, estes gostam de si aparecer e terem status. O servir para eles é o dá lá dá cá. Foge completamente do que significa servir. Contarei uma pequena história e muito breve: Duas vezes eu fiquei doente e teria que sair, pois aqui, não havia recurso para o meu tratamento. O primeiro servidor veio me visitar e eu lhe contei que não tinha dinheiro para ir a São Paulo tratar-me. Ele olhou para mim, não disse nada e me despediu. À tarde, ele chegou e me entregou o que precisava para o meu tratamento. Eu teria de ir a Guanambi pegar o ônibus da linha para São Paulo. Pela manhã, ele chegou com o carro e disse-me: Está pronto? Respondi: Estou. Ele disse-me: Vou lhe levar a Guanambi. E assim aconteceu. O servir e cheio de amor e dedicação. O outro veio me pegar de carro e levou-me para Vitória da Conquista, pois somente lá eu poderia fazer o tratamento. Fiquei em sua casa vinte dias até terminou o meu tratamento; ele me trouxe de volta no seu carro. Aqui em minha terra, houve minha gente que viveu o tempo todo a servir os fracos. Nenhum ficou rico em sua profissão. Quando fui catequista, criei um grupo de jovens adolescentes, de ambos os sexos, que me auxiliavam na catequese de crianças por muitos anos. Quando eu recebia, vindo de Bom Jesus da Lapa uma barca cheia de alimentação não perecível e fardos de roupas pela “Cáritas”, estes jovens faziam as embalagens e organizavam a fila do pessoal e dava a cada uma aquela caridade. Havia uma jovem, a mais nova, que foi uma grande servidora e não arredava sequer hora nenhum para servir e me ajudava sempre com alegria. Hoje ela já é médica. Como disse acima, que há muita gente servidora dentro e fora da igreja que são verdadeiros servidores e compreende o que é servir. Eu tenho dois amigos no Rio de Janeiro que são verdadeiros servidores, quando vem aqui sabem servir bem com grande amor e alegra. Em Salvador, existe um conterrâneo meu, que aos sábados serve com amor e dedicação a serviço do outro. Não vou citar nome de ninguém, pois há muitos que eu conheço e se dedicam a servir o outro com bastante amor. Há um grupo de médico, advogado, odontologista em Belo Horizonte, que, voluntariamente vão às periferias assistirem às pessoas que precisam de ajuda. Um deles é meu amigo e conterrâneo. E elas servem com amor e carinho como bons servidores. Nenhum deles é político para si candidatar. É tarefa difícil, mas existem pessoas que são verdadeiras servidoras. Foi isso que Jesus Cristo nos ensinou: Ser servidor. Ele mesmo em sua vida pública foi o tempo todo servindo. Qual foi a fazenda dele? A mansão dele? Ou onde morava, quando estava ensinando? Veja o que ele disse: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousa a cabeça”. E o último ato de servir de Jesus foi lavar os pés de seus discípulos, simples pescadores e pecadores. Que grande lição Jesus nos deu: a de sermos servidores e não sermos servidos! Esta é a missão de quem quer seguir o Salvador e servidor, Jesus Cristo. Ser servidor é aparecer com Jesus em sua vida como servidor. Seja servidor porque Deus nos serve gratuitamente todos segundos de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário