quinta-feira, 10 de março de 2016

FILOSOFIA DE VIDA.




O QUE É VERDADE?
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

O governador romano, Pôncio Pilatos, perguntou ao Homem da verdade: “O que é verdade?” Mas ele se calou. Por que Ele se calou? Por que Ele não explicou o que é verdade para aquele governador romano? E o que é, então, para o mundo essa palavra filosófica tão complicada que se chama verdade? Todos buscam com dialética mostrar o sentido exato da palavra verdade, quando se faz  doutorado em filosofia. Mas todos que discutem no parlamento num debate político, no aparte, estudaram filosofia para usar dialética? Os parlamentares, das duas casas legislativas, sabem o que é verdade? Os dos poderes executivos estudaram e cursaram doutorado em filosofia? Se não estudaram não saberão a linguagem da dialética para afirmarem que estão com a verdade.
Há uma grande dicotomia, uma grande dissensão dentro da religião cristã, digo, do cristianismo: cada um tem a sua priori e segue caminhos diversos a afirmar aquilo que o Homem que se chama Verdade calou-se perante aquele juiz que o condenou a morte mais bárbara. Hoje, existem cristianismos, catolicismos (os carismáticos pentecostais) tudo é pluralismo, pois, cada um quer apresentar a sua tese como verdade absoluta sem a dialética. Mas ela é única, ela é a Lei e os profetas. Tudo é Novo e o Velho morreu, pois antes não conheciam a exegese da palavra: Verdade. Ela é a única Sabedoria que criou o universo. E o Homem da Verdade disse: “Antes, que tudo fosse criado, Eu sou”.
Há um debate acirrado, no Congresso, mas sem usarem a dialética, sobre o que é família. O Homem que se calou e não explicou o que é verdade, se encarnou e se fez humano para prestigiar e valorizas a família: “Adão, Eva e sua prole”; José, Maria, Jesus. Não há outra maneira, outro vocábulo para substituir essa pedra fundamental: família. Família é aquela que dá prole, que constrói a sociedade, a cidadania, o cidadão, a cidadã. Ninguém jamais poderá destruir o sentido profundo e moral da palavra família. É querer dizer que hoje tudo é moderno, e a história dos patriarcas é mito, é tabu. A história do pai, mãe que forma a família e dar prole é tabu? A história do cristianismo é tabu? Para muitos parlamentares, é. Tem que esquecer dos tempos da Idade Média, diz o senador, porque o modernismo chegou? É coisa do passado, caro parlamentar? Responda-me: Você nasceu de uma mulher e de um pai biológico, mas a sua alma espiritual, não. Negar essa verdade é negar a sua própria existência nascido de uma família. Essa família que você afirmou moderna e deva ser aprovada nas duas casas, dá prole? O que é, então família moderna? Não é a mesma da criação ou da Idade Média? Ao ser entrevistado por vários jornalistas, esse parlamentar negou a verdade e não soube usar a dialética e ficou do lado da verdadeira cara do que é um parlamentar, do que é o político brasileiro. Uns buscam entender buscando a verdade, outros fogem da verdade e protegem os que são déspotas a transformarem em deuses quem perdeu a moral, o pudor de ser representante político. São intocáveis, segundo os seus interesses de permanecerem impunes os que violaram a lei da moral!? Tem vergonha de ser honesto!? Mas a verdade virá e o nosso Brasil, com a “Lei Dos Mãos Limpas”, serão varridos da história mais negra que já houve neste País. Acredito num Brasil de ética e moral e confio piamente na justiça brasileira.
O que é a verdade, caro leitor? Se você, caro leitor, não souber o que é verdade, aja como Pilatos: “O que é verdade?” Mas, se você conhece o Homem que se calou e não respondeu àquele que o condenou, saberá o que é verdade fazendo uma boa tese da dialética, caso estudou filosofia ou queira estudá-la. Não tenho preconceito, mas uso e amo a verdade que se chama JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário