terça-feira, 8 de março de 2016

UMA POESIA E UM VIOLÃO.



UMA VALSA E UMA POESIA.
Crônica de Honorato Ribeiro.

Alguém me apresentou uma pessoa que trabalhou bastante em teatro. Era um verdadeiro ator. Mas o mais notável dele era a arte de recitar lindas poesias de cor, várias e de vários poetas. Eram poesias e poemas longos.
Noite de lua clara, céu estrelado e todos dormindo, luzes apagadas, somente a claridade da lua e das estrelas a brilharem no céu. Podia ver bem nitidamente a abóbada celestial; o “Caminho de São Tiago”, a nossa linda galáxia, a Via Láctea um verdadeiro tapete celestial de estrelas de todos os tamanhos a piscar sem parar os olhos luzentes da criação do criador. Eu peguei o meu violão e saí com ele. De frente à porta da rua de quem gostava de ouvir seresta, acomodei-me sentado na calçada e solei a valsa Abismo de Rosa, e ele, parecia que estava num palco e o salão cheio de espectadores, pois ele começou a recitar e abria os braços, olhava para a lua, erguia as mãos para o céu, e, com fundo musical, eu dedilhava a valsa suavemente. Caminhamos de rua em rua, de praça em praça e ele não esgotava de recitar poesias, as mais belas poesias de amor em versos madrigais; enquanto eu passei a solar outra valsa e mais bonita: Se ela perguntar por mim, de Euvaldo Goveia e Jair Amorim, arranjo para violão, do Rei da América Latina: Dilermando Reis, e eu o imitava. Ouvimos o cantar dos galos na calada da madrugada, pois o relógio marcava 3h da manhã e nós fomos dormir.
Ao amanhecer, saí para a padaria comprar pão para o café da manhã e já encontrava os comentários do povo a perguntar-me quem era aquele recitador daquelas poesias! Foi a manchete do dia e toda a cidade comentava a seresta de um solo de violão e um recitador de poesia. Ele era mineiro de Januária, nunca esqueci dele.
Mas irei contar a proeza, a eloquência, de outro recitador de poesia. Meu grande amigo o Dr Daniel Azevedo, grande advogado. Quando ele chegava de Brasília à nossa querida terra, à margem esquerda do Velho Chico, Daniel Azevedo ia logo à minha residência, à noite, e dizia-me: “Zé de Patrício, cadê seu violão”? Eu já sabia o que ele queria. Pegava o meu violão e saíamos para ruas e praças e ele recitando poesias de Castro Alves: “Navio Negreiro” e eu solava: “Uma valsa e dois amores” de Dilermando Reis. Ele acabava de recitar Navio Negreiro e me dizia: Sola Abismo de Rosa que eu vou recitar: Voz da África de Castro Alves. E as horas iam passando, e a lua ia se escondendo atrás da serra e o céu lindo e as estrelas a chorar lágrimas a derramar gotas qual garoa sobre o chão; e a brisa fria chegava e nós dois alegremente fazendo sonata de poesia pelas ruas da pequena cidade de Carinhanha. Há muitos anos não o vejo, não veio aqui mais para ele recitar as poesias de Castro Alves para mim. Grande recitador, o Dr Daniel Azevedo e grande advogado. Tudo passa rápido e a gente não observa o tempo passar. Mas as lembranças não morrem na minha mente e nem apagam as minhas perspectivas de imagens e do som de sua voz que vibrava como um boêmio apaixonado ou talvez fosse um menestrel louco de amor pela sua bela amada! Que vida bela tivemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário