sábado, 7 de maio de 2016

UMA H ISTÓRIA MITOLÓGICA.



DIA DAS MÃES, UMA HISTÓRIA MITOLÓGICA.
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.

As duas estações Outono e Primavera, a primeira fica embaixo e a outra em cima, que é a Primavera, estação da fertilidade, das flores e da vida. Na antiga Grécia havia uma história mitológica de uma deusa que se chamava Maia ou Ninfa. Ninfa significa noiva. E Maia significa mãe. Na mitologia grega a Raia era a mãe que se casou com Cromo. Desta palavra vem cronômetro, tempo. Para os romanos ela era a mãe de todos os seres, que se chamava Sibele ou Reia. A deusa Reia se casou com Cromo e teve um filho e escondeu-o; esse filho se deu o nome de Hermes. Quando uma noiva entra na igreja para se casar, quem a leva ao altar é o paraninfo, que se derivou do nome Ninfa. E a deusa maia designou-se o nome do mês de maio. Por isso a festa do dia das mães acontece sempre no segundo dia do mês de maio.
No dia 5 de maio de 1932, aqui no Brasil, o Presidente da República, Getúlio Vargas, oficializou-se o dia da comemoração das mães, no segundo domingo de maio. O mês de maio tem origem, genuinamente, herdado da mitologia grega e romana. E o mês de maio, também recebeu o nome da deusa mitológica Maia. A Igreja católica, também, celebra o segundo domingo em comemoração ao dia das mães. Também, a Igreja Católica celebra o mês de maio em honra a Maria, o mês do rosário e das flores. Maria sendo a mãe de Deus, Jesus Cristo, que não é mais mitologia, mas teologia e religião cristã, Ela, a igreja, exalta como nossa Mãe e celebra, não somente o segundo dia de maio, mas o mês inteiro dedicado a Maria, a mãe de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas Maria não é deusa, e nem nome da mitologia grega e nem romana. Maria é a mãe da Igreja, Jesus Cristo; é exaltação religiosa, ela foi a escolhida por Deus de gerar o Salvador do mundo. Ela, neste caso, é a geradora da vida; e o gerador que dá vida a humanidade é o seu filho Jesus, o autor da vida. Maria, no estudo da teologia, é chamada de teotókos, (palavra grega) isto é, a geradora de Deus, que se fez homem com duas naturezas: divina e humana. Não se trata de mitologia, mas de teologia, ciência que estuda quem é Deus: Theo e logia, estudo do divino.
Para nós, esta data é muito importante, pois se trata dum dia muito especial que é a comemoração de nossa querida mamãe que nos deu à luz com dores de parto, mas ao ver o filho nascer, enquanto a criança chora, ela sorria e as dores se convertem em um sorriso de alegria e de amor. Amor maternal, de ser a educadora da vida da criança. Para uns a mãe está viva; outros já estão vivendo ao lado de Deus, mas também são comemoradas e as de lá assistem com muita alegria a nossa comemoração, pois a morte não é o final da vida, mas o início da verdadeira vida eterna. Dedico essa minha crônica à minha querida mãe, e todas as mães, hoje, nesse segundo domingo de MAIO, que não é mais a deusa Maia. Salve o dia das  mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário