sexta-feira, 22 de julho de 2016

O AMOR É UM MISTÉRIO!



QUE MISTÉRIO!
Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.
Donde eu vim, quem sou eu, para onde irei!? Você sabe me responder? Conforme a minha educação recebida dos meus pais, o pré-conceito, na escola outro pré-conceito, na religião outro pré-conceito, então, o que aprendi de tantos pré-conceitos de tantas ideologias de cada um a me ensinar. Bem, na educação do lar, ensinaram-me o pré-conceito ético e moral; na escola a sabedoria de ser letrado e formado para ser-me cidadão. Voltarei a informar-lhe que o pré-conceito do lar onde cresci como criança, adolescente e a fase adulta e o pré-conceito foi bom para ser-me cidadão. Todavia, não  me ensinaram quem sou eu, porque eu vim e para onde irei, depois de minha estada aqui. E poderiam me ensinar? É mister que se diga: que não sabiam e nem eles mesmos não sabiam, porque vieram  e quando  irão partir  e para onde irão. Eis, aqui, agora, o grande mistério! E o maior mistério é que nem mesmo os cientistas têm a resposta cientificamente. O que é nada para os cientistas?  Outro mistério misterioso! E a religião  o que me ensinou com os pré-conceitos doutrinários e dogmas da crença e da fé! Afirmou-me que sou cidadão do céu. E onde fica o céu? Pois, quem morreu não veio aqui me dizer que o céu existe e é muito bonito e paz, a felicidade é eterna. Eu daqui não fui lá para saber o que ele me disse – o  finado  - e não posso e nem ninguém pode. Eis o grande mistério! Na escola, as matérias escolares que me ensinaram, foram somente para que eu não fosse analfabeto. Aí não há mistério nenhum. Mas lá, nas quatro paredes nem um dos professores teve a ideia de ensinar-me o mistério de onde vim, para que vim, para onde irei após a minha partida daqui, a fim de pagar o aluguel da casa que eu morei, pois sou inquilino.  Outro grande mistério! Pagar a quem!? A religião ensinou-me que é a Deus que devo pagar o aluguel. Mas quem é Deus? Onde ele mora? “Se alguém não me perguntar eu sei”. Mas se me perguntar, eu não sei dizer”...  Eis me novamente o mistério a me envolver! Maior mistério é saber o que é amor, embora todos falam eu te amo! Eu te adoro! Pois me ensinaram o pré-conceito que Deus é amor. Mas se ninguém sabe quem é Deus e nem amor, como poderá me dizer que Deus  é amor!  Concordo: Deus  é amor  se amar do  mesmo jeito quem eu ver. Outro mistério que não é mistério,  mas o é. O amor humano é cheio  de interesse e a troca de que você tem algo  que eu quero. Que me faz  feliz. Mas se o outro não tiver o que eu quero ser feliz, divorcio-me dele ou dela. E divorciando-me dela ou dele eu me divorcio do amor que se chama Deus.  Que mistério! Eu não toco, não apalpo a  Deus  e tampouco o amor; ambos são sopro de vida e nada mais. E a terra roda sem parar; eu e você ora em sentido vertical ora em horizontal e até de cabeça para baixo e ninguém percebe por causa da velocidade dela girando num eixo imaginário em si  mesma e em torno  do sol, a nossa maior estrela de cinco grandeza. Que  mistério! E a terra não para de girar e tampouco, como um pintinho atrás da  mãe, a nos sustentar e levar  eternamente em órbita num infinito azul! Mas para  onde ela nos leva!? E se ela chocar com um grande paredão e tum! Mas não há paredão e tudo é  vão, espaço infinito! E a inteligência que tem força para girá-la o pré-conceito religioso afirma que essa força se chama Deus. Que mistério! Mas eu irei terminar o meu interrogatório questionando: Quem sou eu? Para onde irei? Quando irei daqui para lá, num sentido vertical para me encontrar com o dono dessa casa,  a fim de que eu possa pagar o  meu aluguel. Quanto devo? É em dólar ou em real? Outro mistério, pois  nada é daqui,  é de lá. E lá há um  Rei que não deixa  nada  sem  cobrança.  Que cobrança é essa?  Os erros que não soube ser-me cidadão celestial! Que mistério!  Preparemos todos para pagar o aluguel ao dono da casa que mandou-nos administrar os bens celestial! Que grande mistério é morrer para ver quem é mesmo o dono dessa casa e o Rei que irá  receber  a quantia exata sem nenhum advogado  para nos defender!.. Que mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário