sábado, 2 de setembro de 2017

JESUS FICOU CALADO.



                                         O QUE É VERDADE?
                                    Crônica de Honorato Ribeiro dos Santos.
Pilatos ao interrogar Jesus Cristo fez-lhe esta pergunta: o que é verdade? Mas Jesus ficou calado e não lhe respondeu. Por que Jesus não o respondeu? Essa palavra verdade nasceu dos sábios filósofos, ela pertence quem estuda filosofia, o logos. Como alguém que nunca estudou filosofia, no caso de Pilatos, poderá querer saber o que significa “verdade”? E o que poderemos saber o significado dessa palavra tão propalada entre os magistrados, os parlamentaristas, as religiões, judiciários, advogados, os teólogos, historiadores, críticos textuais, etc. Mas os filósofos afirmam que ela é uma ciência exata super-metafísica.
Você escuta um barulho no telhado de sua casa e diz: Está chovendo. Mas você não viu a chuva. Poderá ser verdade? Até o momento não. Você sai, abre a porta e não ver o chão molhado; não é chuva, mas você escutou o barulho de chuva caindo no telhado. E o que foi, então!? O barulho de um aparelho imitando ser chuva? Até aí não é verdadeira a resposta. É preciso saber que aparelho é. E onde ele provocou o barulho semelhante ao barulho de chuva. Você vai à busca. Não encontrou o tal aparelho. Então não é verdade que a chuva caiu no telhado de sua casa. Depois de muita procura, descobre-se que era um passarinho. Ele ouviu o passarinho cantar semelhante o cair da chuva no telhado. Mas você ainda está com dúvida e diz a si mesmo? Será que foi esse passarinho que pousou no telhado de minha casa cantando e eu pensei que fosse chuva? Diz ele: Eu não o vi pousado no telhado de minha casa? Posso afirmar que é verdade?
Bem, o que eu quero afirmar nesta minha crônica é o seguinte: Alguém afirma que fulano matou a sicrano. Com alarde vai à mídia. Ela anuncia aquilo que ouviu desse alguém, que fulano assassinou à sicrano. Espalha-se a notícia em manchete. A polícia é chamada e lá está o morto furado a bala. A polícia investiga e acha-o pega o criminoso e prende. O delegado faz o inquérito, leva ao promotor. Este estuda o inquérito e denuncia ao juiz. O juiz, depois de analisar, leva o caso ao júri. Estes não viram quem o matou; somente ouvem o advogado da acusação e o da defesa. A verdade é pano preto como venda nos olhos de todos, pois nenhum viu quem o matou. O papel não é mais branco, é uma das verdades, pois nele estão as letras mortas que não sabem o que é verdade; alguém que escreveu, também não sabe a verdade, porque não viu o assassino. Mas o rádio noticiou, o locutor falou e todos ligaram o rádio e ouviram; e acreditaram no que foi anunciado. Será verdade? Se a polícia não viu o fragrante, nem o delegado, nem o promotor, nem o juiz e os jurados, nem a notícia da mídia? Onde está a verdade? Sempre há a inverdade por detrás da verdade. Sempre há um Pilatos a perguntar: O que é verdade?  (!?..)
Nós estamos ouvindo, frequentemente, a mídia anunciar os envolvidos dos escândalos de políticos partidários, empresários; uns receberam propinas e outros deram. Afirma que é o maior escândalo já visto no Brasil. Mas quem começou a corromper esse escândalo todo sobre o rombo na Patrobras? Falam em bilhões desviados. O povo fala: Todos os políticos são corruptos, ladrões. Quem viu roubar e desviar tantos milhões? Quem estava presente e poderá testemunhar que tudo é verdade? Todos os políticos são ladrões? Mas todo ser humano já nasce político. Então a verdade afirma que em sendo todos que nasceram um ser político, todos são ladrões sem exceção. Mas o que é mesmo “política”? A verdade afirma que ela vem de “polis”. E o que é polis? É a primeira vila maior que se emancipa para cidade. E nela mora o cidadão. E o que é, então, ser cidadão? É aquele que sabe que a ética e a moral deva ser a sua presença perante a sociedade onde ele faz parte. Não é privilégio de ser cidadão, honrado e cândido. Cândido é uma palavra grega que significa pureza, imaculado. Daí vem a palavra candidato. Eis a verdade. Mas ela não está presente nem no povo que escolhe os candidatos, nem nos que se candidatam, pois não os são cândidos. E Jesus continua calado perante tantos Pôncio Pilatos pelo mundo afora. “O que é verdade”? (!?...).

Carinhanha, 02 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário