segunda-feira, 18 de setembro de 2017

TIRE O CISCO DO TEU OLHO.



ATIRE A PEDRA SE CASO NÃO TENHA TELHADO DE VIDRO.
Por Honorato Ribeiro dos Santos.

Há muitas corrupções em todo nosso País de muitas maneiras de se apresentar ou interpretá-las. Primeiro é saber o que é corrupção; outra é saber o que é violação; outra, também, é saber o que diz a lei da Constituição Brasileira e a lei civil. Todo aquele, sem exceção, de qualquer maneira, seja pequena, seja grande, qualquer violação da lei tudo o que está prescrito nela, já corrompeu, errou, é corrupto também. Aquele que obedece é sempre justo.
Para a política, quem desviou dinheiro, recebeu propina, comprou voto para se eleger, foi conivente é classificado de corrupto. Para a religião cristã tal atitude do não cumprimento da lei humana e divina chama-se pecado. Mas ambas são sinônimas.
Existem muitas leis no nosso país: Lei Maria da Penha, lei do trânsito, lei para não dirigir bêbado, lei do idoso, do adolescente, lei que proíbe o aborto, lei de maltrato ao animal, lei da preservação do meio ambiente... Há bastante lei, mas elas todas são violadas por aquele que não sabe obedecer; tanto a dos homens como a de Deus. É salutar lamentar quem pratica corrupção, mas não se pode em alarde apontar o dedo para o infrator se o mesmo, também, praticou de certa maneira algo em sua vida errado.
Volto a dizer que, qualquer pessoa que violar qualquer dessas leis, menor que seja, já cometeu erro e se corrompeu em sendo corruptos. “Por que vê o cisco no olho dos outros, enquanto o seu existe uma trave”? Temos a tendência de observar e comentar os erros dos políticos e esquecemos que o nosso cérebro – ele não mente – afirma que somos e violamos muitas coisas relativamente o que se diz a lei. Na delegacia, na polícia, no hospital, no consultório, no trânsito, no fórum e na escola e faculdade nada há de perfeição; ou seja, todos têm um quê de injustos. Se não somos justos, então, direi, há corruptos e corruptores dentro e fora dos poderes sem exceção. Nas igrejas cristãs, terá que varrer o lixo, pois há muita sujeira dentro delas e fora delas. Atire a pedra se caso nunca violou lei nenhuma se caso seja justo.
Nós olhamos os defeitos dos outros, mas escondemos os nossos. Não há um justo sequer na face da terra. Há quem é menos pecador, há quem é mais de quem é menos e há quem corrompe constantemente. Faltou-lhe a ética e a moral, a honra e a vergonha de ser honesto. Portanto, atire a pedra quem nunca violou lei nenhum. Mas ao combate às injustiças não deixaremos de ser justos, pois caso calarmos os montes não se calam; o céu e a terra são testemunhos de tantas injustiças e impunidades. Toda ira contra as injustiças se torna santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário