sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MINHAS FIGURAS E MEU CRISTO. 24ª PARTE.




Vigésima quarta parte.
Continua Mateus. “São como árvore má e que somente serve para o fogo” Esse tipo de falso profeta invade cidades, povoados e corre a terra toda para fazer um prosélito e dele ser transformado em fantoche são muitos hoje, infelizmente. Enquanto isso, Jesus está faminto pelas ruas das grandes metrópoles, periferias, nu, sem roupa, sem moradia, encarcerado, como estranho que passa à frente dos que se dirigem às suas igrejas, e o samaritano deixando de ser a peça importante e central da parábola. Fazem às vezes como os discípulos de Emaús que viu Jesus como estranho, como o sacerdote e levita, que deixou o ferido estendo no chão semimorto precisando de ajuda e de socorro imediato. Mas o que está estendido ali precisando de ajuda! São tantos hoje! E muitos fazem de conta que não enxergam! Não, ir à igreja é mais importante e levar o meu dízimo, pois eu me encontrei com Jesus e estou salvo! (!...). De que? Por acaso Jesus perdeu alguma vez para alguém o encontrar porque encontrou uma instituição religiosa com o nome falso de um Jesus, mas não o que se fez carne no seio de Maria e se tornou homem com duas naturezas: Divina e humana. É esse mesmo que Se mistura. no meio dos mendigos, maltrapilhos, famintos, doentes, presos nas penitenciárias que a maioria são de pretos, pobres e analfabetos, mas são estranhos a essas pessoas que se dizem que se encontraram com Jesus. Alguém me fez essa pergunta: O que é mais importante para o senhor ir à sua igreja? E eu lhe respondi: Compartilhar com os irmãos na celebração eucarística. E se o senhor, no meio do caminho, se encontrar com alguém estendido, deixará de ir à celebração eucarística? E eu lho respondi: Sim. Mas o senhor não me disse que o mais importante é a celebração eucarística? Sim, mas aqui é urgente e está o Cristo me pedindo socorro imediato, pois é uma vida em risco. A celebração eucarística sempre haverá, hoje, amanhã e sempre. Mas aqui é diferente. Ou age agora ou a pessoa morrerá. Bem explicado, senhor Honorato. Muito obrigado.
Às vezes eu ouço de um lado e do outro dizer: Meu irmão, vamos orar pelos que passam fome, pelos que sofrem, pelos que estão desempregados, pedir a Jesus que os ampare! E eu digo: Meu irmão pregador, do lado de cá e do lado de lá, Jesus mandou que cada um de nós cuidasse deles bem como irmão, como um bom samaritano. Nós é que devemos cuidar deles e ampará-los e não orar, rezar para Jesus dá boa comida, bom agasalho, roupa e emprego. Não seja uma árvore que não dá frutos para Jesus, senão, quando você chegar a hora de sua escatologia individual ouvirá de Jesus: “Afastai-vos de mim. Não vos conheço... [Continuação na próxima...].

Nenhum comentário:

Postar um comentário