quinta-feira, 25 de junho de 2015

O REINO DO CÉU SOFRE VIOLÊNCIA.




ONDE ENCONTRAMOS JESUS?
Por Honorato Ribeiro.

 Mateus começa no capítulo cinco e termina no capítulo sete, as bem aventuranças. Ele faz uma analogia no capítulo 25. Neste capítulo Jesus, afirmativamente, fala que o Reino do céu é somente para quem praticar as obras de misericórdia. E ele assume o lugar dos que precisam ser assistido imediatamente pelo bom samaritano. Ele faz seis citações: Eu estava com fome, com sede; eu estava peregrino, eu estava nu, eu estava enfermo, eu estava na prisão. Estas seis citações são de natureza santificadora e Jesus igualando-se a si próprio sendo assistido pelos que querem possuir o Reino do céu.  Fazendo-se uma exegese de cada citação: A primeira ele diz: Eu, - Jesus, o protagonista - estive com fome e você me deu de comer. Mas vou mais adiante. Existe muito tipo de faminto pelo mundo à fora: Fome do saber, fome de justiça, fome por um mundo melhor e mais humano. A segunda ele afirma: eu – Jesus – estive com sede e você me deu de beber. Mas a palavra é breve. Não explica que tipo de sede ele está sentindo. Então, direi que seja: sede de justiça, sede de sair do analfabetismo, sede de ser valorizado como ser humano; sede de ser cristianizado, e, por fim, sede de água potável, pois sem ela não há vida. A terceira: eu – Jesus – diz: eu estava peregrino e você me acolheu. Aqui, nessa breve citação vou mais longe: Abrigar alguém na sua casa ou no seu país, pois o evangelho não há fronteira. Colocá-lo num abrigo e cuidá-lo com cuidado e dedicação, servindo-lhe com acolhimento saudável sem troca do benefício feito. A quarta citação é mais breve e bem sutil de alguém excluído, alguém de uma vida miserável; está sem roupa. Eu estive nu e você me vestiu. Esta citação de nudez, Jesus volta ao paraíso e ouve a voz de Adão quando caiu no pecado. Deus chamando a Adão, este ouvindo os passos de Deus esconde-se. E Deus pergunta-lhe: Por que você se esconde, Adão? Ele responde: Porque estou nu. E Deus lhe pergunta: Por que sabe que está nu? (!...). Aqui faço uma exegese deste diálogo de Deus ao homem, Adão. Nascemos com a lei natural, os mandamentos da lei. O homem já nasceu como ser social, político e religioso, pois não poderá viver sozinho e nem caminhar com seus próprios pés. Ele precisa do outro para viver em sociedade. O homem nasceu com inteligência e razão. Quando o homem faz algo errado, ele sabe se errou e a consciência o acusa. Foi o que aconteceu a Adão: a nudez de violar a lei e ficou nu sem a graça de Deus. A lei não tem força para o homem evitar a praticar o mal ou o bem; mas a graça tem, pois vem gratuitamente de Deus e toca no coração. E o homem ao perder a graça fica completamente nu. Poderá fazer uma avaliação, também, que há muita gente sem roupa e sem agasalho e Jesus fica a espera de quem é misericordioso para lhe ofertar roupar, não da sobra, mas roupa nova para dar-lhe vida e alegria. A quinta citação Jesus diz: Eu estive enfermo e você me visitou. Mas a visita é ter o cuidado de saber se ele está sendo bem atendido, medicado; se ele aguarda na fila à míngua sem assistência nenhum. E outros morrendo na fila e alguém que vê, naquele enfermo o próprio Jesus, socorre imediatamente. É o bom samaritano que cuidou daquele que estava semimorto na estrada e ele o socorreu. Mas a sexta é mais complicada e difícil, pois o eu, - Jesus – afirma que estive encarcerado e você me visitou. Que custa uma visita a um prisioneiro qualquer? Nada, absolutamente nada. Mas a citação é breve e não explica nada de que se trata esta visita. Ela é breve e não explica coisa nenhuma. Mas fazendo uma boa exegese ela é riquíssima; uma história carcerária no nosso país, onde o preso nunca é recuperado socialmente e nem educado. Sai mais marginalizado e desumanizado, por não ter feito uma reforma autêntica da política carcerária no Brasil. Há cela que foi feita para prisão de vinte prisioneiros e está cheia, abarrotada de mais de quarenta presos sem classificação nenhuma. Outros milhares já pagaram a pena e estão lá cumprindo mais do dobro da que foi condenado; e por falta de cuidado da justiça ele fica encarcerado esperando por justiça. Esta citação que Jesus afirma: Eu estive na prisão e você me visitou é a mais profunda, pois há muita polêmica e interpretação. Profunda e melindrosa que Jesus cita que estava na prisão e alguém o visitou vendo nele o próprio Jesus. Jesus na prisão como bandido?! E eu tenho que fazer alguma coisa por ele!? Como devemos compreender a misericórdia de Deus! Portanto, o Reino do céu pertence a essas pessoas que usam a sua misericórdia a servir com amor os que sofrem nesse mundo cão. E alguém foi visitá-lo e viu a desumanidade, a falta de educação e de recuperação para que ele possa viver em sociedade, quando estiver em liberdade. Estas seis citações que Jesus se apresenta como abandonado, estrangeiro para muitos, não é fácil alcançar o Reino dos céus. Quem quiser ser cristão, veja essas pessoas citadas como sendo o próprio Jesus Cristo e tenham a mesma ação do bom samaritano.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário