segunda-feira, 21 de julho de 2014

MINHAS FIGURAS E MEU CRISTO 5ª PARTE.




MINHAS FIGURAS E MEU CRISTO.
Quinta parte.
No versículo 5, Jesus procede: “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra”.
Aqui há duas interpretações. A primeira poderá ser aqueles que têm uma vida tranquila sem nenhuma queixa, quando se sente desprezados e vivem sem brigar contra ninguém pelo poder e pela riqueza. Vivem uma vida contemplativa com o coração aberto e confiante em Deus como bom Pai. Não tem ganância pelo o que os outros têm e ele, não. Vive sem violência e sem ódio ao irmão ou quem lhe tem ofendido. Ele sempre perdoa e ora pelos que lhe ofenderam. É calmo, pacífico e faz tudo para viver em paz consigo mesmo e para com os outros. Faz da terra o próprio céu dentro de si mesmo. A outra interpretação é a Terra prometida, a Nova Jerusalém, onde o povo de Deus fez a sua pátria para a adoração do seu Deus. Simbolicamente representa o Reino dos céus essa nova Jerusalém. O versículo 6, Jesus diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”! Quem interpreta esse relato ao pé da letra, acha que é bom passar fome e sede materialmente. Mas Jesus tem outra linguagem que é a do Reino dos céus e não é desse mundo. Fome e sede de justiça são os que lutam para que haja justiça ao verem as injustiças e não os são punidos. Essa também é uma sede, porque quem não tem água para saciar a sua sede, poderá morrer. E se alguém o negar, está praticando injustiça para aquele que tem sede. “Eu tive sede e tu me deste de beber”. A água é vida, por isso Jesus falou à samaritana: “Eu sou a fonte de água viva, quem beber dessa água não terá mais sede”. Poderá entender, tanto as injustiças como a negação de água para matar a sede daquele que a tem; os bem-aventuras serão saciados no Reino dos céus; e Deus faz justiça aos injustos. Portanto, a missão do cristão é conquistar o Reino de Deus, combatendo as injustiças e denunciando aos que estão nos poderes, quando esses não governam bem o povo e fazem deles escravos; porque são prepotentes, arrogantes e incoerentes. Esse tipo de pessoa que abusa do poder, é o que ama o poder e o dinheiro e faz deste o seu único deus. [Continuação na próxima....]

Nenhum comentário:

Postar um comentário